Dicas para instalação de portas de vidro


Se você é vidraceiro, já sabe que uma das maiores demandas do negócio é a instalação de portas de vidro, mas você conhece as melhores práticas para realizar esse serviço?

As portas de vidro são muito versáteis e podem ser aplicadas nos cômodos e entrada de casas e estabelecimentos, em banheiros, escritórios, salas de jantar e cozinha, etc. Além de fornecerem um aspecto sofisticado ao ambiente, também são uma ótima opção para quem quer aproveitar a luz natural e ter mais facilidade na hora da limpeza.

Primeiramente, é importante que sejam utilizados vidros de segurança como o vidro temperado e laminado. Em caso de quebra, os fragmentos do vidro temperado se dividem em pequenos pedaços menos cortantes, enquanto o vidro laminado mantém os cacos de vidro presos à película de PVB que fica entre as duas chapas de vidro.

A instalação também muda de técnica de acordo com o tipo de porta que o cliente deseja, sendo assim, mostraremos a seguir como a instalação deve proceder em cada uma delas:

 

Porta de vidro tradicional, com batente:

É o tipo de porta com instalação mais simples, geralmente conhecida pelos profissionais da área. É importante nesse caso que o local tenha maior amplitude de espaço, pois isso será necessário para a abertura da porta. 

  1. Medição e marcação da porta de acordo com a necessidade da abertura, no caso, a altura da porta precisa ter alguns centímetros a menos que a abertura. 

  2. Instalação de duas dobradiças, cerca de 20 centímetros abaixo do topo e 20 centímetros acima da base em cada folha da porta. 

  3. O processo é finalizado com a colocação de parafusos das dobradiças da porta no batente para fixar.  

 

Porta de vidro pivotante 

Com menos demanda do que outros tipos de porta, a pivotante possui design moderno e minimalista, ideal para locais amplos com pé direito alto. A porta pivotante utiliza um pivô que regulariza o giro a partir de um eixo vertical, que dispensa o uso de dobradiças.

  1. As medições devem considerar, além da porta em si, o espaço para a movimentação dela.

  2. É necessário instalar um pino de sustentação na parte de baixo da porta

  3. Logo depois, é deve ser feita a instalação de outro pino na parte superior de forma alinhada com o pino de sustentação da parte de baixo, esteja atento para essa etapa, pois o alinhamento precisa estar perfeito para a porta ter um bom funcionamento


 

Porta de correr

As portas de correr são um dos modelos mais solicitados, pois podem ser utilizadas em espaços menores sem comprometer a liberdade de movimento, além de poderem ser utilizadas em ambientes internos e externos. A instalação desse modelo exige atenção em alguns outros detalhes, o que pode tornar o procedimento um pouco mais complicado que nos outros tipos

  1. Primeiro, é necessário fazer a medição da abertura e então, se certificar que o solo e as paredes do local estão devidamente nivelados.

  2. A instalação começa pela parte superior e, posteriormente, para os trilhos na parte inferior. As duas partes devem estar perfeitamente alinhadas, para evitar perda do material ou retrabalho.

  3. Por meio de parafusos, a porta é então fixada ao batente. 

  4. Por fim, é importante fazer a vedação da porta para garantir a qualidade da instalação.


 

Porta de vidro articulada (ou camarão)

As portas articuladas são frequentemente requisitadas para ambientes como banheiros, cozinhas e áreas de serviço e também são ótimas opções para ambientes pequenos, já que possuem abertura lateral e se acumulam em pequenos módulos ao abrir.

  1. Medição do espaço disponível na vertical, lateral, frente e atrás do local. Atente-se para que a largura do vão seja a mesma do batente, evitando instabilidades.

  2. É preciso fazer a instalação dos batentes e colocar três dobradiças entre as folhas para as unir.

  3. Depois disso, já é feita a instalação da porta de forma agrupada com parafusos que fixam as peças em um trilho localizado na parte de cima da estrutura. 

 

Já conhecia as etapas necessárias para instalar portas de vidro? A WR Glass oferece os melhores produtos para a instalação de portas e outros projetos em vidro, confira os nossos produtos e fique por dentro do blog para receber mais dicas e adquirir conhecimento sobre o setor vidreiro!


Comentários