Saiba mais sobre o aço inox 201


O aço inox é um material muito conhecido pela sua versatilidade, durabilidade e resistência, por isso seu uso é muito diverso, sendo comumente encontrado em construções, utensílios de cozinha como facas e panelas, eletrodomésticos e também em muitos produtos da WR Glass. 

Porém, o aço inox, ao contrário do que muitos acreditam, não é um produto único: existem diversos tipos e apesar de, em geral,  apresentarem sim maior resistência à corrosão, calor e impacto em comparação a outros materiais, cada um deles tem propriedades e custos diferenciados. Pensando nisso, explicaremos um pouco melhor sobre uma das categorias mais utilizadas: o aço inox 201.

Sobre o aço inox 201

Todos os aços inox têm em comum o cromo em suas composições químicas. Quando esse elemento entra em contato com o ar, a superfície do aço adquire uma camada de óxido, responsável pela resistência do material à corrosão e outros fatores ambientais como o próprio oxigênio, mudanças de temperatura e água do mar.  O aço inox é subdividido em 5 famílias básicas, sendo elas os aços ferríticos, martensíticos, dúplex, austeníticos, e os endurecíveis por precipitação. No caso, o aço inox 201 está dentro da família dos austeníticos, que são compostos basicamente por ferro, cromo e manganês.  

Aplicações do aço inox 201

O aço inox 201 é muito atrativo pelo seu custo-benefício (normalmente inferior à outros tipos de aço inox utilizados no mercado) e pela sua resistência, porém, suas propriedades anticorrosivas são um pouco inferiores comparadas às outras categorias e ele é menos maleável, dificultando a solda e criação de formatos diferentes no material. Ainda assim, o aço inox 201 é bastante utilizado em equipamentos para gastronomia e alimentos, açougues, pias e bancadas.

Leia também:

 

Falaremos em breve sobre outros tipos de aço e suas aplicações, então fique de olho no portal de notícias da WR Glass para se manter atualizado nos usos e propriedades de diversos materiais, além de dicas e conteúdos para o profissional vidraceiro. 

 


Comentários