Quais são os materiais de vedação disponíveis para instalação do vidro?


A vedação é uma etapa essencial para ter uma instalação bem-sucedida, seja em portas, janelas ou fachadas. Este passo é responsável por impedir a passagem de água e poeira pelos vãos que ficam entre a parede e o vidro, diminuir a trepidação dos vidros causada pelo vento ou por ruídos externos e garantir o conforto acústico do ambiente. Existem diferentes materiais para realizar essa tarefa, o que pode suscitar dúvidas a respeito de qual deles é o mais adequado para cada projeto; sendo assim, explicaremos a seguir as diferenças e aplicações de cada um deles:

Vedação com silicone

Já muito conhecido pelos profissionais, o silicone também tem seus subtipos:  o silicone neutro é indicado para instalações que incluem materiais como ferro, PVC e madeira, enquanto o silicone acético é a melhor opção para ambientes com alta umidade e instalados com alumínio, como pias, lavanderias e boxes de banheiro.

Vedação com escova

Esse tipo de material auxilia ainda mais no isolamento acústico e evita o desgaste por impactos ao amortecer as colisões diárias das janelas e portas, porém costuma ter a durabilidade menor do que os outros. É recomendável que utilize-se sempre fitas com densidade 3P, e que sua aplicação seja feita de forma contínua tanto na parte móvel (se houver), quanto na parte fixa do caixilho.

Vedação com borracha

A borracha é um material bastante eficaz e higiênico quando utilizado da maneira correta: diferentemente dos outros materiais, não se pode deixar nenhum espaço entre o vidro e o caixilho. Vale dizer também que os únicos tipos de borracha que podem ser utilizados para vedação são as de monômero etileno dieno propileno (EPDM) e de silicone. 

Veja como fazer a vedação corretamente:

1 - Limpe e seque bem toda a superfície do vidro e das esquadrias para que a aderência do material escolhido seja perfeita;

2 - Verifique se as medidas do vidro estão de acordo com as ferragens e esquadrias escolhidas. Devido a dilatação natural que ocorre a partir da variação de temperatura com o vidro e as ferragens, é recomendado que haja 5 mm de folga  entre o vidro e o material de veda, exceto no caso da vedação com borracha;

3 - Oriente o cliente a evitar fazer a limpeza da instalação com produtos ácidos ou abrasivos, pois isto pode comprometer a vedação do local.  

Você já conhecia os produtos de vedação disponíveis para o uso de vidraceiros? A WR Glass oferece os melhores acessórios para a instalação de projetos em vidro, confira os nossos produtos e fique por dentro do blog para receber mais dicas relacionadas ao setor vidreiro!


Comentários