Guarda-corpo: dicas valiosas para uma instalação perfeita


Guarda-Corpos de vidro vêm ganhando cada vez mais espaço no universo arquitetônico e não à toa estão sendo instalados em lugares cada vez mais diferentes de formas criativas.

Hoje às ferragens e acessórios para guarda-corpo são projetadas para ganhar destaque nos projetos e passaram a ser protagonistas ao lado do vidro. 

Os guarda-corpos são aplicados nas mais diversas frentes, tais como metrô, aeroportos e estádios, varandas de apartamentos e casas, átrios de shoppings centers, escadas de edifícios comerciais e públicos, mezaninos de teatros e muito mais! 

Saber instalar um Guarda-Corpo não é a tarefa mais simples do mundo, mas fica muito mais fácil com a WR Glass ao seu lado. Mas antes de apresentarmos nossas dicas, entenda a utilidade do Guarda-Corpo.  

O que é o Guarda-Corpo? 

O Guarda-Corpo é uma estrutura de vidro, onde sua principal função é impedir que pessoas ou objetos próximos a eles caiam, por isso é importante executar uma instalação perfeita para garantir a segurança dos usuários. 

Um serviço de segurança similar ao do corrimão, porém, mais desenvolvido, pois o corrimão é um apoio fixado diretamente na parede para garantir estabilidade a todos que utilizarem a escada. Os modelos mais utilizados são em aço inox e madeira. 

Já o guarda-corpo resguarda as laterais de lugares sem parede, posicionado um pouco acima do piso e conta com um corrimão em cima. 

Explicado isso, vamos para as dicas de instalação de Guarda-Corpo! 

O vidro certo 

Cada instalação de vidro necessita de um tipo diferente de estrutura. No caso do guarda-corpo, o vidro deve ser cuidadosamente escolhido, sendo usado o laminado ou aramado e evitando, por exemplo, vidros temperados. 

Quando o assunto é segurança, o vidro temperado é menos resistente que o laminado, por isso é essencial seguir as recomendações das normas técnicas para aplicação. 

A altura correta 

A altura mínima estabelecida para guarda-corpos é de 1,1 metro do piso, sendo que, para esta medida deve-se considerar a variável do degrau. 

A norma exigia apenas 1,0 metro, mas recentemente passou por uma revisão que ampliou essa medida.  

É muito importante que o processo de medição e perfuração sejam minuciosamente calculados, buscando sempre evitar retrabalhos ou ajustes nessas áreas. 

Por ser uma estrutura em que a base é o fator principal, instalações mal feitas podem ocasionar futuros problemas. 

Você precisa saber disso 

Alguns detalhes, por mais simples que pareçam farão a diferença e definirão se sua instalação de Guarda-corpo é de qualidade ou não, por exemplo: 

Evitar atritos dos componentes: Use sempre material intercalário (como borracha) para evitar o contato direto entre o vidro e as peças metálicas dos guarda-corpos, o piso ou outros vidros; 

Isolar o local de instalação: A área abaixo do lugar em que os guarda-corpos serão instalados deve estar isolada, para evitar acidentes; 

E por último, mas não menos importante, a utilização dos EPI 's (Equipamento de proteção individual) é o que define se o profissional é sério ou não, pois quem não considera a própria segurança, dificilmente irá considerar a de seu cliente.


Comentários