Confira 6 dicas de instalação de guarda-corpo de vidro


 

1-Vidro adequado

A norma ABNT NBR 14718 - Guarda Corpo para Edificações recomenda vidro laminado em guarda-corpo para segurança dos usuários por se tratar de um vidro de segurança composto por duas chapas de vidro intercaladas por uma película que, além de aumentar a resistência do material, retém os cacos de vidro em caso de quebra. Para aumentar a resistência, podem ser utilizados laminados feitos com chapa de vidro temperado, mas não apenas uma chapa somente de temperado como muitos profissionais fazem no mercado. As normas técnicas recomendam o mínimo.

 

2-Fixadores recomendados

5-Não basta utilizar o vidro correto como orienta a norma se ele for instalado de forma incorreta. É preciso analisar o tipo de ancoragem, por exemplo, se é química ou mecânica. No caso das instalações mecânicas a NBR: 14718 diz: ‘Os inserts, os pinos, os chumbadores, fixo ou de expansão e as grapas de fixação dos guarda-corpo, a laje de piso ou a cinta de concreto devem ser em aço inoxidável AISI 302, 304 ou 316. Esta exigência é aplicável aos demais parafusos que forem utilizado’.

 

O aço inox é uma liga metálica conhecida pela sua alta resistência aos processos de oxidação e corrosão, evitando assim a ferrugem nos produtos feitos deste material. A WR Glass possui uma linha completa de fixadores para guarda-corpo em aço inox, desde bottons a torres, incluindo spiders e demais acessórios necessários para a instalação, todos em aço inox, com opções de acabamento polido ou escovado.

 

3- Altura mínima

A altura mínima estabelecida para guarda-corpos é de 1,1 metro do piso, sendo que, para esta medida deve-se considerar a variável do degrau. A norma exigia apenas 1,0 metro, mas recentemente passou por uma revisão que ampliou essa medida.  

 

 

4-Medição precisa

Na hora de tirar as medidas é importante que estas seja muito precisa e definidos previamente os pontos de perfuração para evitar retrabalho e provocar danos irreversíveis no local de instalação. A medição tem que ser milimétrica, marque corretamente antes de fazer qualquer furo, pois depois que chumbar será difícil realizar ajustes.

 

Para ganhar tempo, defina uma linha reta e marque o centro. Desconte as medidas das bases e do vidro.  É interessante definir onde vai ficar a primeira e a última coluna, não se preocupe com as colunas intermediárias agora.  Não esqueça de descontar a folga do vidro.

 

5-Gabarito teste

-Uma dica é criar um gabarito com uma placa de mdf para simular. O vidro utilizado em corrimão e guarda-corpo é o laminado, um material muito caro e não podem haver erros, por isso a utilização da placa de mdf é uma dica importante.  Antes de colocar os vidros, faça as marcações e testes com uma placa de mdf na medida exata do vidro que será utilizado e passe para a próxima coluna, seguindo sempre o alinhamento tracejado.

 

6- Profundidade da fixação

A NBR14718 também recomenda que a profundidade mínima de penetração dos elementos de fixação (ancoragem) ao concreto não seja inferior a 70 mm, independente da espessura de eventuais revestimentos.   É importante que os furos estejam 100% alinhados. É recomendado que a distância entre as colunas de ancoragem seja menor ou igual a 1000mm, e a folha de vidro tenha no máximo 1500x1000mm.

 

 


Comentários