6 importantes dicas para a instalação de um guarda-corpo de vidro


Por se tratar de uma estrutura de risco, geralmente instalada a uma certa altura, são recomendados materiais de alto desempenho. No caso das ferragens utilizadas na fixação são recomendados os produtos em aço inox.

 
A norma diz que “os inserts, os pinos, os chumbadores, fixo ou de expansão, e as grapas de fixação dos guarda-corpo, a laje de piso ou a cinta de concreto devem ser em aço inoxidável AISI 302, 304 ou 316”. A exigência é aplicável aos demais parafusos que forem utilizados. O vidro indicado é o laminado ou aramado, também considerado um vidro de segurança. Definidos os materiais adequados, é hora de começar a instalação.

 

Confira algumas dicas:
 


1-O primeiro passo para o sucesso de uma obra é uma medição milimétrica. Na hora de tirar as medidas é importante que estas sejam muito precisas e que estejam definidos previamente os pontos de perfuração para evitar retrabalho e provocar danos irreversíveis no local da instalação.


 
2-Para ganhar tempo, defina uma linha reta e marque o centro. Desconte as medidas das bases e do vidro.  É interessante definir onde vai ficar a primeira e a última coluna. Não se preocupe com as colunas intermediárias agora.  Não esqueça de descontar a folga do vidro.


 
3-Uma dica é criar um gabarito com uma placa de mdf para simular. Antes de colocar os vidros, faça as marcações e testes com uma placa de mdf na medida exata do vidro que será utilizado e passe para a próxima coluna, seguindo sempre o alinhamento tracejado.


 
4-É importante que os furos estejam 100% alinhados. A NBR 14.718 também recomenda que a profundidade mínima de penetração dos elementos de fixação (ancoragem) ao concreto não seja inferior a 70 mm, independente da espessura de eventuais revestimentos.  


 
5-É recomendado que a distância entre as colunas de ancoragem seja menor ou igual a 1000mm, e a folha de vidro tenha no máximo 1500x1000mm. A altura mínima estabelecida para guarda-corpos é de 1,1 metro do piso, sendo que, para esta medida deve-se considerar a variável do degrau.


 
6-Na hora de encaixar considere o vidro um centímetro menor por causa da borracha, necessária para que a chapa fique firme. Passe água com detergente nas borrachas para facilitar a instalação, permitindo que a borracha deslize sobre o vidro.


Comentários