Em processo de revisão desde o início deste ano, a Norma Técnica NBR 14.718 – Guarda-corpo em Edificações sofreu algumas alterações que logo entrarão em vigor. Uma das mudanças se refere à altura mínima de um guarda-corpo, que subiu de 1.000 para 1.100mm.
A norma, criada em 2001, já exigiu esta medida, reduziu em 2008, e agora, em função de testes e análises que concluíram o risco desta altura, volta a exigir esta medida mínima que garante a segurança dos usuários da área com guarda-corpo.
Outra mudança está sendo feita para o nível de sobrecarga em áreas coletivas, como arenas e estádios, diferenciando as regras de guarda-corpos para áreas privadas, visto que em locais públicos a movimentação de pessoas é muito maior e, consequentemente, a sobrecarga exercida no guarda-corpo também.
Devido às alterações, assim que a norma, que passa ainda por consulta pública até se tornar vigente, estiver valendo, a antiga passa a ser desconsiderada e os profissionais do vidro e vidraçarias precisarão adquirir a nova norma. Para comprar a norma é preciso entrar em contato com a ABNT- www.abnt.org.br. Pequenos empresários têm direito a um desconto.
Além de seguir os requisitos das normas técnicas para garantir a segurança de suas obras e respaldo jurídico, é necessário utilizar produtos de qualidade em conformidade com essas regras de segurança. A WR Glass tem uma linha completa de produtos para a instalação de guarda-corpo em aço inox.