O que todo vidraceiro precisa saber


Se você está pensando em iniciar no ramo da vidraçaria, provavelmente está com a mente cheia de dúvidas. Tanto no mais básico, que é como começar a montar suas estruturas, quanto no mais complexo que seriam as medições, apresentação e até mesmo como você pode conquistar uma boa cartela de clientes. 

Vamos lá, todos esses processos são teoricamente simples, mas simples não significa fácil. 

O processo em uma vidraçaria 

Os vidraceiros ainda precisam realizar os processos manualmente, utilizando as ferramentas, os acessórios e os maquinários específicos para realizar cortes, limpar as superfícies, manusear as peças e fixar os vidros nos mais variados ambientes.  

A maior parte dos processos manuais do passado foram automatizados e tiveram um grau de evolução graças à tecnologia, mas alguns detalhes, principalmente no ramo dos vidros, ainda devem ser movidos pelos seres humanos, mesmo que em detalhes.

Algumas das ferramentas que você precisará ter para possuir uma vidraçaria que consiga realizar o básico serão: 

  • Lixadeira para vidro 

  • Pincéis 

  • Diamantes para corte 

  • Ventosas 

  • Martelos 

  • Roldanas duplas 

  • Dobradiças 

  • Impermeabilizantes 

  • Limpadores (Usados para a limpeza nas peças de vidro) 

  • Vidro temperado 

  • EPI’s (Equipamento de proteção individual) 

Seja referência 

Você pode pensar que precisa estar em algo a muito tempo para ser referência, aí que você se engana. 

Alguém se torna referência pelas atitudes que toma, não pelo tempo que aplica. 

Ou seja, além de um bom vidraceiro, capacitado e qualificado, você deve também ser um bom atendente, ou contratar alguém que seja. 

O relacionamento com o cliente é um dos fatores chaves para o crescimento e reconhecimento do seu negócio. Um cliente bem atendido sempre volta. Não tem erro. 

Desenvolver a comunicação e compreensão é tão importante quanto seus conhecimentos acerca de vidros. 

Como conseguir mais clientes 

Preste atenção. A fórmula ideal para conseguir mais clientes é básica e funcional. 

Preço baixo e marketing alto. Cuidado. Quando falamos preço baixo, não significa que você deve desvalorizar seu valor e negócio, mas sim que essa é uma estratégia de captação. 

Conseguir muitos clientes e realizar bons serviços utilizando essa fórmula fará com que você obtenha muitos depoimentos positivos sobre seu trabalho, o que eventualmente trará mais clientes.

Se esta estratégia de preço estiver alinhada com a estratégia de marketing, é tiro certo. Depoimentos positivos com alcance exponencialmente maior fará com que uma grande gama de pessoas veja o que você é capaz de fazer. 

Após conseguir criar sua base com essa estratégia, será possível aumentar seus preços de forma justa, aumentando seus lucros e multiplicando o crescimento do seu negócio.  

Estude seu ramo 

Esta dica te dará um norte de por onde começar.  Estudar seu ramo fará com que você entenda como a concorrência está trabalhando, quais são seus preços e melhor, seus clientes. 

Entender a concorrência é também entender seu público. Isso fará com que você saiba que tipo de abordagem a clientela está acostumada a receber e os preços que estão dispostos a pagar. 

Além de tudo, estudar a concorrência fará com que você decida como quer ser visto neste meio. Criar características autênticas é a melhor forma de iniciar qualquer projeto! 


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