Fique de olho na nova atualização da norma de guarda-corpo de vidro


O texto da norma técnica NBR 14.718 – Guarda-corpo em Edificações, criada em 2001, estava em discussão desde 2016 e entrou em consulta pública no último mês. O intuito da revisão foi deixar a norma mais abrangente em relação aos materiais utilizados nos guarda-corpos e suas aplicações. Uma das principais questões é que a norma de guarda-corpo de vidro vigente excluía as aplicações em aeroportos e demais áreas com grande aglomeração de pessoas.


Os requisitos são basicamente os mesmos, o que terá alteração são as cargas a serem aplicadas, agora com uma aplicação mais ampla de acordo com o local de aplicação do guarda-corpo de vidro, e a altura em função das pressões de vento que na norma vigente não considerava. Os testes a serem realizados nos guarda-corpos não tiveram alteração, apenas estão um pouco mais detalhados para não gerar dúvidas aos laboratórios. Os locais onde se aplicam as cargas e são realizadas as leituras estão mais detalhados.

 

Outras peculiaridades também foram observadas neste processo de revisão, alguns sistemas de guarda-corpo de vidro mais modernos utilizam vidros de segurança laminado temperado, unindo a resistência mecânica do vidro temperado com a segurança do vidro laminado, cujo interlayer chamado PVB (Polivinil Butiral) tem a propriedade de manter os vidros unidos, mesmo quando o mesmo se quebra, permanecendo na estrutura.

Contudo, em sistemas de fixação pontual tipo ‘Botton’ a fragmentação das duas peças de vidro da composição faz com que o vidro fique como um tapete mole, se dobrando para fora, perdendo as características de segurança. Nesses sistemas se faz necessário a utilização de interlayer rígido, chamado Sentriglass, que mesmo quando fragmentado permanece oferecendo segurança. 



Participação dos vidraceiros nas normas

Agora a participação nos processos de elaboração e revisão das normas se tornou mais acessível a todos e vidraceiros e instaladores. A Abravidro e o Comitê Brasileiro de Vidros Planos buscam ampliar a participação de pessoas e empresas na elaboração das normas, mas isso ainda depende da disponibilidade e da disposição dos interessados.

Com mais profissionais participando dos processos, a conscientização sobre a aplicação das normas técnicas também aumenta, trazendo mais segurança. O interesse tem aumentado nos últimos tempos e a possibilidade da participação remota contribui para a presença daqueles que gostariam de frequentar as reuniões, mas não estão em São Paulo.

Reunião com vidraceiros


Uma grande reclamação dos vidraceiros é em relação ao texto muito técnico das normas e da dificuldade de entendimento desses itens. Para suprir essa dificuldade, as comissões de estudos têm trabalhado na redação dos textos para eliminar dúvidas de interpretação e tornar as informações mais claras, didáticas e completas dentro dos limites técnicos e dos parâmetros estabelecidos pela ABNT.

É de extrema importância que o profissional esteja sempre de olho nas normas, assim a instalação seguirá todos os requisitos de segurança e durabilidade necessários. Possui dúvidas sobre instalação de guarda-corpo de vidro? A WR Glass preparou uma matéria com 6 importantes dicas de instalação de guarda-corpo de vidro

 


Comentários