Ferragens para vidro em zamac oferecem ótima resistência a um custo menor


O mercado oferece uma grande variedade de modelos de ferragens para vidro com diferentes matérias-prima em sua composição. Um dos materiais mais utilizados hoje na indústria de ferragens para vidro é o zamac, pois garante um ótimo custo-benefício.

 

O zamac é uma liga de zinco composto por quatro componentes metálicos básicos para sua formação: alumínio, cobre, magnésio e o próprio zinco, um metal relativamente denso com excelente durabilidade. As ligas de zinco para fundição também são mais resistentes mecanicamente do que a maioria dos outros materiais. As peças fundidas em ligas de zinco possuem excelente resistência a várias condições agressivas e  resistência considerável à corrosão e ao desgaste.



O alumínio é o elemento mais eficiente para acrescentar-se ao zinco para aumentar a fluidez e produzir um refino de grão desejado na estrutura da liga fundida. O magnésio é utilizado em baixas concentrações cujo objetivo principal é compensar os efeitos das impurezas metálicas e reduzir a corrosão intergranular. Também resulta em uma maior dureza e uma pequena redução na ductilidade. Já o cobre aumenta a resistência mecânica, dureza e resistência a fluência.

 

Assim, as ferragens para vidro de zamac apresentam boa resistência mecânica, à corrosão, tração, choques e desgastes. As peças de zamac têm uma tonalidade cinza e um custo mais atrativo, pois, mesmo com a ótima qualidade, seu custo de produção é mais baixo. Entretanto, as ferragens para vidro em zamac não são indicadas para grandes estruturas.


A WR Glass recentemente adquiriu toda a estrutura, tanto equipamentos como funcionários, da produção de ferragens para vidro em zamac da fábrica da Glass Vetro e está fabricando toda a linha de ferragens em zamac para o mercado vidreiro em seu novo parque fabril inaugurado em janeiro deste ano.


Comentários