Como garantir uma movimentação segura do vidro?


O vidro é um material denso e delicado. Seu manuseio e transporte precisam seguir certos cuidados e equipamentos adequados, a fim de evitar desperdícios com a perda do produto e acidentes com o operador.

 

Manuseio do Vidro

Para seu manuseio, o método mais seguro é a movimentação à vácuo, através das ventosas, que podem ser manuais, com um, dois ou três pontos de sucção, suportando até 120kg, ou automáticas, que podem carregar até chapas de uma tonelada através de várias ventosas simultâneas. Por isso, a escolha precisa ser adequada ao tamanho e peso da peça. 

O corpo da ventosa costuma ser em alumínio, metal ou plástico sólido e o ponto de sucção emborrachado. A liberação da chapa é feita por meio de uma botoeira, que deve ser utilizada conforme orientações do fabricante para não danificar a ferramenta. Quando a ventosa não estiver em uso, o recomendado é não deixar na posição de sucção. 

 

Ventosas para Vidro

A WR Glass possui modelos de ventosa para vidro de alta qualidade para uma movimentação segura do vidro, disponível em várias versões para cada tamanho de chapa.  

Ventosa dupla: As ventosas para vidro com dois pontos de sucção estão disponíveis em dois modelos, nas versões ventosa dupla de alumínio e ventosa dupla de metal, que suportam até 80kg. 

Ventosa tripla: A empresa também oferece equipamentos com três ventosas, em alumínio e metal, que suportam até 120kg.  

 

Transporte Seguro

Para transportar o vidro de maneira segura e evitar riscos e trincos é preciso seguir alguns cuidados. O intuito principal é não deixar uma chapa encostar na outra e amortecê-las em possíveis impactos para não gerar atrito. O cavalete é um dos equipamentos que têm essa função de separar as peças. 

As chapas devem ser amarradas com cintas específicas e proteção de papelão ou plástico bolha, especialmente em cantos e bordas, que são as regiões mais sensíveis. A recomendação é que o material seja sempre transportado na vertical e por ordem decrescente de tamanho dos vidros. 

Segurança do operador

O uso adequado dos equipamentos de proteção irá garantir a segurança do vidraceiro e evitar cortes, perfurações, quedas, fraturas e deslocamentos. As recomendações são descritas na norma NBR 7199 - Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações. 

Garanta que o manuseio do vidro seja feito de forma segura através do uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como: óculos de segurança, luvas anticorte, mangotes anticorte, bota com biqueira e capacete quando as peças forem carregadas em grandes alturas.

 


Comentários