Você sabe como instalar corrimão para rampas de acessibilidade?


Foto ilustrativa: reprodução Ada Compliant Railing

 

As cidades e projetos particulares, sejam comerciais ou residenciais, foram feitos, em sua grande maioria, sem um planejamento que considerasse pessoas com dificuldade de acesso e locomoção. Entretanto, a conscientização tem aumentado e as leis regulamentando para que novos empreendimentos sejam construídos considerando a acessibilidade, assegurando a todos o direito de ir e vir.

 

A acessibilidade está prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência e definida como a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

 

A ABNT NBR 9050 especifica os cuidados necessários para garantir a acessibilidade em edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos.  Indica ainda as medidas e distâncias necessárias, proteção contra quedas, altura correta para o alcance (lateral e frontal) do usuário de cadeira de rodas, entre outras recomendaçães.

 

Uma das principais construções que garantem a acessibilidade são as rampas, necessárias à cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, que não possuem dificuldade de utilizar as escadas.

 

A NBR 9050 define quais são os limites máximos de inclinação, os desníveis que precisam ser vencidos e o número máximo de segmentos. Para ser considerada uma rampa, a superfície de piso deve conter uma declividade igual ou superior a 5%. 

 

As rampas também precisam de apoio. A norma determina determina que seja instalado corrimão para rampas de acessibilidade de duas alturas em cada lado. Se não houver paredes laterais, devem ser incorporados outros elementos de apoio como guarda-corpos.

 

A NBR 9050 diz que escadas ou rampas com largura superior a 2,40m precisam da instalação de um corrimão para rampas de acessibilidade intermediário, o qual só deve ser interrompido quando o comprimento do patamar for superior a 1,40m. A distância mínima desta abertura deve ser de 80cm.

 

De acordo com a NBR 9077 - Saídas de Emergência, escadas e rampas com largura superior a 2,20m precisam de um corrimão para rampas de acessibilidade intermediário, dividindo a escada ou rampa em duas partes de no mínimo 1,10m. Em locais utilizados por idosos e/ou deficientes físicos que precisam do apoio das duas barras, a distância poderá ser de 69cm entre os corrimãos.

 

A WR Glass disponibiliza os acessórios necessários à instalação de apoio e corrimão em rampas de acessibilidade, como torres, suportes e junções, produzidos em aço inox. A empresa também possui uma linha completa de corrimão e guarda-corpo em aço inox.

 

 

 

 


Comentários