Vidraceiro, saiba a importância da qualificação e conhecimento


O vidraceiro tem uma relevância cada vez maior no mercado da construção civil, que incorpora em seus projetos grandes participações do vidro. 

Presente em residências, edifícios comerciais, shopping centers, hotéis, entre outros empreendimentos, os envidraçamentos exigem responsabilidades por parte dos instaladores.

Por isso, o profissional precisa estar qualificado para entregar um serviço de qualidade e estar preparado para todas as possibilidades. 

Entenda a importância da qualificação e conhecimento do vidraceiro e porque este deve se atualizar constantemente.

 

1- Prevenção

Construções com vidros instalados de forma incorreta podem colocar os usuários em situações graves de risco e acidentes fatais. 

É responsabilidade do vidraceiro garantir a segurança. Para tal, o profissional precisa ser qualificado, fazer cursos de capacitação para cada tipo de instalação.

É importante o vidraceiro ter domínio das normas técnicas da ABNT, que publica recomendações para cada tipo de instalação do vidro.

 

2- Diferenciar-se no mercado

Conhecer amplas possibilidades de aplicações e ter conhecimento técnico para trazer soluções diferenciadas coloca o vidraceiro em um lugar de destaque no mercado.

Estar por dentro das tendências, de modelos de ferragens, acessórios e tipos de vidro variados possibilita oferecer mais opções ao cliente.

 

3- Não ter concorrência

Além das aplicações mais comuns e concorridas, como janelas, box de vidro, divisórias e guarda-corpos, instalações com menos oferta de profissionais poderá trazer uma demanda mais certeira. 

Isso porque toda vidraçaria faz box, mas talvez em uma região ou cidade toda não tenha concorrência de outras empresas que façam, por exemplo, fachadas em pele de vidro, coberturas e portões. 

 

4- Trazer confiança ao cliente

Quando você domina o que faz e tem bastante conhecimento, consegue transmitir credibilidade ao cliente.

Este percebe sua habilidade e passa a confiar em suas opiniões e te elege como seu consultor especialista.

 

Reconhecimento da profissão

Historicamente pouco reconhecida, a profissão de vidraceiro ganhou uma norma técnica há poucos anos que definiu parâmetros e requisitos mínimos. 

A NBR 16.823 levantou parâmetros sobre a qualificação de vidraceiros, além de definir o trabalho deste profissional, que inclui vendas até os especificadores, transportadores e instaladores.


Comentários