Ventosas para vidro garantem uma movimentação segura


Apesar de sua resistência e durabilidade, o vidro é também um material frágil que exige cuidados e equipamentos adequados durante sua movimentação. O vidro é um produto delicado e que não pode ser submetido à impactos com frequência. O método mais utilizado e seguro é da movimentação à vácuo, feito através de ventosas por sucção pelo contato. As ventosas para vidro é essencial no manuseio seguro das chapas. 

 

As ventosas para vidro são muito eficientes, tanto no deslocamento vertical como horizontal, de peças lisas como o vidro. Os modelos acompanham a variedade de tamanhos e espessuras das chapas de vidro. As principais diferenças estão no tamanho da estrutura, diâmetro a quantidade de ventosas. A escolha precisa ser adequada ao tamanho e peso da peça.

 

 

As ventosas para vidro podem ser manuais, que suportam  geralmente de 20 a 120kg, ou automáticas com até 12 pontos de sucção simultâneos, recomendada para chapas muito pesadas, que podem chegar a uma tonelada. Para a movimentação manual, o mercado comumente disponibiliza três versões: simples, com um ponto de sucção; dupla, com dois pontos de sucção; e tripla, com três pontos de sucção.

 

 

O corpo da ventosa costuma ser em alumínio, metal ou plástico sólido e o ponto de sucção emborrachado. A liberação da chapa é feita por meio de uma botoeira, que ser utilizada conforme orientações do fabricante, pois o uso incorreto pode danificar o equipamento. Uma das recomendações é não viciar o equipamento na posição de sucção por muito tempo quando está fora de uso.

 

 

ventosa para vidro

 

Investir em equipamentos é importante para evitar acidentes e danos ao material e ainda traz mais agilidade e ganho em produtividade.  A WR Glass possui modelos de ventosa para vidro de alta qualidade para uma movimentação segura do vidro, disponível em várias versões para cada tamanho de chapa.

 

 

As ventosas para vidro com dois pontos de sucção é oferecida em dois modelos, ventosa dupla de alumínio e ventosa dupla de metal, que suporta até 80kg. A empresa também oferece equipamentos com três ventosas. A ventosa tripla pode ser encontrada em alumínio e metal e suporta até 120kg.  

 

 


Comentários