Teto de vidro: Luminosidade e estética


Teto de vidro. Essa expressão é muito utilizada para representar a vulnerabilidade de algo ou alguém. Entretanto, de frágil o material não tem nada e, dependendo de sua composição, pode ser ultra resistente.  

O vidro pode ocupar papéis de destaque em um projeto e ser o elemento estrutural de uma construção, no chão, no teto, nas paredes, onde houver o desejo e a necessidade de incorporar os tantos benefícios desse material. 

Além da estética diferenciada, trazendo modernidade e sofisticação, o vidro proporciona um amplo aproveitamento da iluminação natural. A luminosidade que vem de fora traz vida ao ambiente interno, conforto e aconchego. 

Você já trabalhou com projetos e instalações de teto de vidro? Já pensou em oferecer essa possibilidade a seu cliente? A seguir vamos mostrar algumas inspirações e alternativas para diferenciar um projeto e quais os tipos de vidro que podem ser aplicados.

 

Teto de vidro

Garante uma luminosidade intensa, amplitude, modernidade e estética diferenciada. 



 

Coberturas de vidro

Podem ser aplicadas em coberturas e áreas externas com o objetivo de proteger o local de sol, chuva e intempéries sem perder a iluminação natural. 

Podem ser fixas ou retráteis, trazendo flexibilidade e conforto para o usuário. 


 

 

Claraboias

Proporcionam pontos de luz que iluminam bastante o ambiente interior e possibilitam também uma agradável vista do céu no período da noite. 

 

Marquises

Nas entradas e fachadas dos imóveis é importante ter uma área de proteção e esta pode ser muito diferenciada se for feita de vidro.

 

 

Quais vidros utilizar em tetos, claraboias, coberturas e marquises?

Não há uma norma técnica específica para tetos e coberturas de vidro como há de boxes, guarda-corpo e envidraçamento de sacada. As recomendações para este tipo de instalação estão descritas na NBR 7.199- Vidros na construção civil: projeto, execução e aplicações. 

O vidro indicado é o laminado, composto por duas chapas de vidro com uma camada intermediária que retém os cacos em caso de quebra. O vidro aramado também é indicado para cobertura, já que é considerado um vidro de segurança. 

O vidro laminado é bastante resistente e versátil, pois pode ter suas funcionalidades intensificadas de acordo com a combinação dos tipos de vidro. Podem ser utilizados vidros de controle solar para barrar os raios solares e o nível de luminosidade, deixando o ambiente mais fresco e agradável. 

Também há a opção de aplicar vidros com controle térmico ou acústico, além dos vidros autolimpantes, garantindo mais praticidade ao diminuir a frequência de higienização em uma área de mais difícil acesso. 


Comentários