Qual material é o mais resistente para ferragens de vidro?


As ferragens para vidro desempenham funções muito importantes que envolvem a fixação do vidro em seu devido local, o reforço da resistência para uso da instalação, mais facilidade para o manuseio das portas e janelas (no caso dos puxadores) e garantia de segurança, como no caso das fechaduras. Além do seu uso funcional, as ferragens também podem agregar valor estético e decorativo ao trabalho com vidro. 

No caso de instalações com chapas de vidro grandes e pesadas - comuns em grandes empreendimentos -, é importante que os acessórios utilizados possuam o máximo de resistência possível para garantir a integridade da instalação e dos seus usuários, mas você sabe qual é o material mais recomendado para esse fim? Continue lendo o post para descobrir:

De quais materiais as ferragens para vidro são feitas?

A maioria das ferragens para vidro é fabricada a partir de materiais como alumínio, zamac, polímero (material plástico) e aço inox. Embora seja mais comum pensar que o material mais resistente seja o melhor para qualquer tipo de projeto, é importante ter em mente que cada material possui propriedades e aplicações diferentes: existem instalações que demandam mais leveza e menos resistência, nestes casos pode ser interessante utilizar ferragens menos pesadas, solução que é proporcionada, por exemplo, por materiais feitos em polímero ou alumínio; a intenção estética do projeto também é algo que deve ser considerado antes da escolha do tipo de ferragem.

Dobradiça com mola 90 em aço inox 304 da WR Glass

Mas afinal, qual é o material que oferece maior resistência às ferragens?

Em instalações que requerem alta resistência mecânica e propriedades anticorrosivas, é recomendado o uso do aço inox. O material nobre é uma matéria-prima de alto valor agregado, e é muito recomendado em locais como áreas externas que têm contato constante com líquidos, pois ele não oxida. 

Essa qualidade do aço inox é muito importante para evitar o enferrujamento dos acessórios, que poderia vir a comprometer a qualidade da obra ao originar manchas esteticamente desagradáveis e até oferecer sérios risco aos usuários em casos mais graves. Além desses inconvenientes, o uso de ferragens inadequadas podem demandar um retrabalho que geraria novos custos, evitáveis caso a aplicação do material correto fosse logo de início.

Kit de ferragens Slim em aço inox da WR Glass

 

Leia também:

A WR Glass oferece uma linha completa de ferragens para vidro em diferentes materiais, inclusive aço inox. Com certificação ISO 9001, a empresa preza ao máximo pela qualidade e segurança dos seus produtos, oferecendo atendimento presencial e telêfonico com profissionais sempre dispostos a ajudar, além de pensar no design dos acessórios de forma a oferecer elegância e versatilidade nas instalações. Confira os nossos produtos no site e baixe o nosso catálogo completo

 


Comentários