Qual é a importância da certificação ISO 9001 ?


Entender o que é o ISO 9001 é essencial tanto para a empresa quanto para o cliente que preza pela qualidade. 

Para um negócio realmente se desenvolver, o produto deve ser de qualidade, mas como você pode comprovar isso? Vamos lá.

O que é ISO 9001? 

A gestão da qualidade de produtos e serviços ISO 9001 é essencial em todos os processos da empresa independentemente do seu porte ou segmento de atuação.  

O certificado NBR ISO 9001 ajuda as organizações a melhorarem seus procedimentos de forma a aumentar seu diferencial competitivo e fortalecer sua imagem e reputação. O Padrão é elaborado pelo Comitê Técnico de Gerenciamento e Garantia de Qualidade da Organização Internacional de Padronização (ISO). 

O documento busca oferecer ao cliente a garantia de que os produtos e serviços de uma empresa certificada são criados de modo consistente e seguem o padrão de qualidade definido por ela. 

No Brasil, a NBR ISO 9001 é vinculada à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É ela quem fiscaliza os procedimentos tecnológicos, físicos e humanos determinados pela norma. 

Por que apresentar a certificação ISO 9001 é tão importante ? 

Apresentar o certificado coloca a empresa em um patamar acima das demais.  

Demonstra que a companhia zela não só pela qualidade do produto ou do serviço, mas também pelo cumprimento de regulamentos, de legislações e de toda e qualquer exigência de caráter normativo.  

Deve-se destacar a WR GLASS por já fazer parte e aplicar esse modelo de qualidade superior. 

Estando no Segmento Fornecimento de serviços  e transporte de cargas especiais, facilities, serviço de manutenção de equipamentos industriais e execução. 

Entre os principais benefícios da certificação, destacam-se: 

Organização: A empresa que apresenta a certificação ISO 9001 passa a ser vista no mercado como referência em termos de gestão estratégica, tática e operacional.

Mas se engana quem pensa que o produto é o foco. O elemento chave é a satisfação do cliente. 

Todo o esforço deve ser feito pensando nele. Já a clientela vê a companhia como uma organização antenada com práticas modernas. 

Eficiência: A gestão de qualidade ISO 9001 eleva os níveis de produtividade da empresa.  

A maior eficiência operacional reduz as falhas, elimina o retrabalho, acaba com o desperdício e dá agilidade à produção.  

Com isso, a companhia se coloca como um concorrente de peso no seu mercado. 

Ganhos: Além dos ganhos financeiros decorrentes da certificação ISO 9001, a organização obtém otimização de tempo, recursos humanos e de insumos.  

A análise dos benefícios da implementação das normas deve se dar de forma holística, identificando todas as áreas abrangidas pelas novas práticas. 

Novos mercados: Muitas empresas só permitem o cadastramento de fornecedores que tenham o ISO 9001. 

Essa é uma tendência mundial e que ganha cada vez mais força no Brasil. 

A certificação abre as portas de novos mercados, com clientes exigentes e ávidos por produtos ou serviços de qualidade. Com isso, há maior probabilidade de crescimento de receitas. 

O certificado ISO 9001 tem prazo de validade de 3 anos e deve ser renovado através de um novo processo de auditoria, chamado de recertificação, no qual são avaliadas as melhorias implementadas neste período, tendo como elemento central o SGQ.


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