Qual a diferença entre zamac, inox, latão e alumínio?


A gama de ferragens para vidro é ampla, dos modelos aos tipos de materiais utilizados. A diversidade de matérias-primas utilizadas na fabricação de ferragens e acessórios para instalações proporciona alternativas para todas as possibilidades de aplicação e acabamentos desejados pelo cliente.

Por isso, é importante conhecer cada um deles para orientar corretamente o contratante. Os principais materiais utilizados são  zamac, inox, latão e alumínio. Conheça as características e indicação de cada um deles. 

Zamac

O zamac é uma liga composta por zinco,  alumínio, magnésio e cobre, cujas siglas dão origem a seu nome. O zamac é um metal relativamente denso com excelente durabilidade. 

As peças fundidas em ligas de zinco possuem excelente resistência a várias condições agressivas,  como corrosão, tração, choques e desgastes. 

Produto de investimento baixo e alto custo-benefício, o zamac é amplamente utilizado no mercado vidreiro. Possui boa resistência e ótimo acabamento. 

Pode ser aplicado em diversas instalações, como portas e janelas de vidro, exceto em sistemas estruturais, que demanda excelente resistência. Nestes casos, materiais nobres, como o aço inox, são mais recomendados.  

Aço inox

Material nobre, o aço inox tem excelente resistência mecânica e ainda é antioxidante. Isso quer dizer que a matéria-prima impede a ferragem de enferrujar, oxidar, quando em contato com água, por exemplo, além de outras substâncias.

Por isso, além de ser indicada para estruturas que demandam mais resistência, é ideal para ambientes externos, sujeitos a chuvas e outras intempéries, como guarda-corpos em varanda.

Nestes casos, é recomendado que os parafusos e demais acessórios também sejam em aço inox para não enferrujar e danificar a estrutura toda. Geralmente são utilizados o aço inox 304 ou 316.

O aço inox 316 é ainda mais resistente e resiste à oxidação até 875ºC. Já a resistência à corrosão acontece até a temperatura de 300ºC. Isso porque a presença do molibdênio na composição deixa-o mais resistente.

Alumínio

É uma das matérias-primas mais utilizadas em diversos segmentos, não somente da construção civil. Isso porque é uma material leve, que possui ótima resistência, considerada de média a leve, excelente acabamento, alta durabilidade, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão.

É o segundo metal mais maleável – o primeiro é o ouro, e o sexto mais dúctil. Também tem um custo de aquisição atrativo. 

Latão

O latão é uma liga metálica de cobre e zinco com percentagens deste último entre 3% a 45%, dependendo do tipo de latão.

Considerado um material nobre, assim como o aço inox, também possui um custo maior de aquisição. Além da excelente resistência mecânica, não está sujeito à oxidação, sendo indicado para áreas externas, inclusive litorâneas.

 


Comentários