Quais são as principais normas técnicas do vidro?


Instalações de vidro são complexas e precisam atender a todos os requisitos de desempenho, eficiência, segurança e durabilidade. 

Para orientar vidraceiros e instaladores, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou uma série de normas técnicas específicas para o setor vidreiro, elaboradas a partir do intenso debate de um grupo de diferentes frentes da construção.

O cumprimento das normas técnicas traz segurança jurídica ao vidraceiro, já que estará respaldado caso um problema ocorra com a instalação.

A principal norma, que recomenda sobre como desempenho e execução dos vidros na construção civil em diferentes tipos de aplicação, é ABNT NBR 7.199/2016 - Vidros na Construção Civil. Há também normas para orientar sobre cada tipo de vidro e aplicações. 

 

Tipos de vidro

A ABNT NBR NM 294/2004 - Vidro Float mostra a composição do vidro comum, tanto incolor como colorido, suas dimensões e principais características. 

Já o vidro temperado e o vidro laminado, são apresentados pelas ABNT NBR 14.698 e ABNT NBR 14.697, respectivamente, que definem métodos de ensaio e cuidados para garantir a segurança e durabilidade para cada um desses tipos de vidro, que podem ser utilizados em outros segmentos além da construção civil.

 

Espelhos e móveis de vidro

A NBR 15.198/2005 - Espelhos de prata - Beneficiamento e instalação especifica os requisitos mínimos para beneficiamento e instalação dos espelhos de prata, a fim de garantir um melhor desempenho, segurança e durabilidade.

Já a ABNT NBR 14.696/2008 - Espelhos de prata apresenta requisitos gerais para proporcionar a  qualidade dos espelhos de prata manufaturados.

A ABNT NBR 14.488/2010 - Tampos de vidro para móveis  especifica as exigências de desempenho do vidro em mesas, aparadores e similares. 

No caso de prateleiras de vidro, a norma técnica que traz requisitos que garantem a segurança em sua aplicação é a ABNT NBR 14.564/2000 - Vidros para sistemas de prateleiras.

 

Instalações de vidro

As instalações de boxes de banheiro, muito comum no mercado vidreiro, são orientadas pela norma técnica ABNT NBR 14.207/2009. 

Outro tipo de instalação bastante demandada no segmento do vidro é o fechamento de varandas. A ABNT NBR 16.259 - Envidraçamento de sacadas estabelece os requisitos e métodos de ensaio que asseguram o desempenho dos sistemas de envidraçamento de sacadas, assim como vidros recomendados e processos de instalação. 

Já os guarda-corpos para edificação são recomendados pela ABNT NBR 14.718 – Guarda-corpos para edificação, que define os tipos de vidros seguros, sistemas e estruturas de fixação. 

Onde encontrar?

Para obter informações sobre cada uma dessas normas, basta acessar o site da ABNT e fazer a pesquisa pelo número da NBR. 

 


Comentários