Projetos com vidro Geram mais Energia Limpa e Sustentabilidade


O vidro é protagonista em projetos que primam pela sustentabilidade. E o motivo é simples: o vidro possibilita um quase total aproveitamento da luz natural. Possui ainda tecnologias agregadas que controlam temperatura e sons indesejados, proporcionando total conforto. 

O vidro é ainda um material reciclável, eliminando desperdícios e resíduos, e que tem sua limpeza e manutenção simples. A seguir, vamos destrinchar um pouco mais essas características que fazem do vidro o grande aliado da sustentabilidade. 

 

Edifícios verdes

O Brasil é um dos países com maior número de construções verdes, com selos e certificações reconhecidas internacionalmente como a LEED e a AQUA. 

Uma característica comum a quase todos eles são as fachadas totalmente envidraçadas, conhecidas como pele de vidro. 

 

Economia de energia

Os vidros de controle solar, muito utilizados em construções sustentáveis, além de controlar a  temperatura e raios solares, trazendo conforto térmico, diminuem o gasto com iluminação artificial e com ar condicionado.

Essa tecnologia agregada ao vidro permite uma redução de 50% a 80% na entrada do calor. 

 

Economia de água

Um tipo de vidro que pode ser aplicado em fachadas, coberturas e claraboias é o vidro autolimpante, que possui a capacidade, como o nome já diz, de se limpar sozinho, utilizando o sol e a chuva para eliminar a sujeira que fica retida em sua superfície. 

Assim, diminui a necessidade de limpeza, economizando água em pelo menos 50% e produtos de limpeza que podem ser tóxicos e poluentes. 

 

Conforto aos usuários

Além do conforto com uma iluminação adequada e mais saudável como a natural e controle do resfriamento artificial com ar condicionado que traz problemas respiratórios, os usuários podem ainda ter mais conforto acústico, através dos vidros duplos.

O item qualidade de vida dos usuários de uma construção é considerado e pontuado na avaliação de um empreendimento sustentável. 

 

Sem resíduos 

Esse benefício é muito importante, visto que a construção civil é uma das indústrias mais poluentes, que impactam demais no nosso planeta. 

25% dos materiais utilizados na construção civil tradicional são perdidos. Materiais 100% recicláveis como o vidro, que não deixam resíduos e reduzem os impactos ambientais, precisam ser priorizados. 

 

Conclusão

Por todos estes motivos o vidro é considerado uma energia limpa e sustentável. Seus benefícios naturais somados às diversas possibilidades que a indústria vidreira proporciona por meio de tecnologias cada vez mais modernas fazem do vidro o maior aliado da sustentabilidade na construção civil, assim como em outros setores.


Comentários