O que é o aço inox 316 e como utilizá-lo?


O aço inoxidável é um material de fácil limpeza e manutenção, além de apresentar benefícios ambientais e grande variedade de uso e acabamento. O material possui um papel de destaque em indústrias como medicina, pesquisa, alimentos, energia, transporte e construção. Explicamos anteriormente sobre alguns tipos diferentes de aço inox, como o aço inox 201 e o aço inox 304. Entenda agora um pouco mais sobre o aço inox 316:

Sobre o aço inox 316

Essa categoria é muito parecida com o aço inox 304, possuindo também grandes quantidades de cromo e níquel. O aço inox 316 também contém silício, manganês e carbono, sendo que a maior parte da sua estrutura é composta de ferro. 

A principal diferença entre o aço inox 304 e 316 está em sua composição química, no caso do 316, ele contém cerca de 2 a 3% de molibdênio, enquanto são encontrados apenas pequenos vestígios do material no 304. Devido ao teor maior de molibdênio, o aço inox 316 apresenta maior resistência à corrosão, porém também possui um valor mais alto. 

Aplicações do aço inox 316

O aço inox 316 é recomendado para situações onde sejam necessárias maior resistência e dureza do material, bem como em ambientes que incluem uma grande quantidade de elementos corrosivos. Também é indicado caso o material fique debaixo d’água ou seja exposto ao líquido de forma consistente. As aplicações mais comuns dele incluem dispositivos médicos, equipamentos de refinaria de petróleo, equipamentos de processamento e armazenamento químico e ambientes marinhos.

 

Leia também:

 

 

Agora que você já sabe as diferenças e aplicações entre os tipos de aço inox, dê uma olhadinha em nossos produtos que utilizam o material. Acesse o nosso blog e fique por dentro das novidades do setor!


 


Comentários