Instalações de coberturas de vidro podem ser mais exploradas por vidraceiros


Excelente opção para ampliar e proteger áreas externas, as coberturas de vidro são ainda pouco exploradas por muitos vidraceiros, mas que podem gerar possibilidades de incremento de orçamentos e novos fechamentos. A aplicação de uma cobertura de vidro permite criar espaços diferenciados e modernos e a integração de ambientes com maior aproveitamento da iluminação natural.

 

As instalações de cobertura de vidro representam um importante segmento de atuação no mercado vidreiro, mas o vidraceiro precisa, antes de tudo, garantir a segurança do cliente com a aplicação do vidro certo. O vidro indicado para cobertura é o laminado, de acordo com NBR 7.199- Vidros na construção civil: projeto, execução e aplicações, já que ainda não há uma norma técnica específica para cobertura de vidro.

 

Como todo material, com o passar dos anos precisa de manutenção, pois os produtos degradam, principalmente o silicone, que tem durabilidade de 5 a 10 anos, até porque a estrutura enfrenta sol e umidade. Por isso também é importante utilizar produtos de qualidade e adequados para a aplicação externa. 

 

Ferragens resistentes à corrosão

Por estarem expostas às chuvas e intempéries climáticas, as ferragens mais recomendadas são as de aço inox, que oferecem ótima resistência mecânica e proteção contra a oxidação. 

 

Ferrugens, além de interferirem na estética da obra, comprometem a segurança da instalação. A WR Glass possui ferragens e acessórios para a instalação de coberturas de vidro de diversos portes, inclusive para pequena áreas com o kit marquise. Saiba mais sobre o kit marquise.

 

Ferragens para marquise de vidro

Marquise de vidro instalada com o kit Marquise da WR Glass

 

Outras opções de vidro

O vidro aramado também é um vidro indicado para cobertura, pois é considerado um vidro de segurança por possuir uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. A regra é a mesma para claraboias, marquises, fachadas inclinadas e vidros instalados a partir de 1,1metro de altura.  

 

O vidro laminado pode também ser composto com demais beneficiamentos e ganhar mais propriedades como isolamento térmico e acústico com o vidro duplo ou insulado ou proteção à aderência de resíduos com o vidro autolimpante, desde que nesta composição a chapa interior seja laminada ou aramada.

 

Outra opção são os vidros de controle solar, que controlam a luminosidade e protegem móveis dos danos do sol. O vidro temperado laminado também é um vidro indicado para cobertura e oferece ainda mais resistência por unir as propriedades do temperado e laminado, sendo ideal para aplicações que necessitem de furos e acessórios.

 

Foto ilustrativa principal: Cobertura de vidro do Hospital Moriah, em São Paulo


Comentários