Guarda corpos devem ter altura mínima de 1,1 metro


O mercado de guarda-corpo está prestes a ganhar uma nova norma técnica. A ABNT NBR 14.718 - Guarda-corpos para Edificações passou por uma série de mudanças que visam garantir melhorias nas instalações e deve entrar em vigor no início do próximo ano. No momento, o texto foi finalizado e segue em processo de revisões e publicação para consulta pública.

 

A última revisão foi feita somente em 2008 e as atualização das regras são necessárias para orientar profissionais do setor e trazer mais segurança das obras, levando em consideração as constantes mudanças do mercado e novas necessidades. Algumas alterações visam criar maior clareza para não gerar interpretações errôneas, que podem acarretar em riscos aos usuários.

 

A norma agora está mais clara para evitar divergências. Uma das principais alterações é o aumento da altura mínima, que antes era de 1,00 metro, para 1,1 metro. A norma, criada em 2001 já exigiu esta medida, reduziu em 2008, e agora, em função de testes e análises que concluíram o risco desta altura, volta a exigir esta medida mínima que garante a segurança dos usuários da área com guarda-corpo.

 

Os guarda-corpos compostos por qualquer tipo de vidro precisam obrigatoriamente passarem nos testes, principalmente, horizontal e de impacto. Áreas coletivas, como arenas e estádios, têm agora regras diferenciadas dos guarda-corpos em áreas privadas, visto que em locais públicos a movimentação de pessoas é muito maior e, consequentemente, a sobrecarga exercida no guarda-corpo também.

 

O novo texto também deixou mais clara e ampla a abrangência de tipos e locais de aplicação dos guarda-corpos, levando em considerações outras normas, como a dos ventos, para casos específicos. Para adquirir a norma é preciso entrar em contato com a ABNT- www.abnt.org.br.

 

Além de seguir os requisitos das normas técnicas para garantir a segurança de suas obras e respaldo jurídico, é necessário utilizar produtos de qualidade em conformidade com essas regras de qualidade. A WR Glass tem uma linha completa de produtos para a instalação de guarda-corpo. 


Comentários