Guarda corpo em varanda traz aconchego e sofisticação ao ambiente


Os guarda-corpos têm sido explorados pela arquitetura nos mais diferentes aspectos, seja com a função de proteger os usuários ou de trazer um design moderno e sofisticado. A criatividade dos profissionais vai longe e cria diversas aplicações e funcionalidades para os projetos.

 

A indústria também avança e desenvolve cada vez mais produtos de qualidade, mas que também prezam pelo design diferenciado, fazendo das ferragens e vidros elementos que compõem o apelo estético do projeto e se sobrepõem ao aspecto funcional somente.

 

Um dos destaques neste mercado é o guarda-corpo em varanda, criando ambientes elegantes e aconchegantes. De acordo com a norma, o guarda-corpo tem que ter uma altura mínima de 1,10m e seguir outras regras da NBR 14.478. Ainda assim, com padrões a serem seguidos, a criatividade cria ambientes bastante diferenciados e únicos.

 

Um dos tipos de guarda-corpo em varanda mais comum é de torres e colunas verticais, interligadas por tubos, que podem ter o vão livre, protegido pelas conexões, formando o sistema grade, ou ser preenchida com vidro. Neste caso, a norma indica o vidro laminado.  

 

 

O material mais indicado é o aço inox, por ser anticorrosivo e não comprometer a qualidade da instalação, garantindo a segurança dos usuários, já que a função do guarda-corpo, seja em uma varanda ou em outro ambiente, é proteger.

As torres podem ser de aço inox polido ou escovado, uma opção do cliente, arquiteto ou projetista, já que a diferença está apenas na estética do produto. Também variam quanto ao formato, sendo retangulares ou ovais.

 

A base pode ser redonda ou quadrada, também uma alternativa no quesito design apenas, finalizadas com canoplas, que seguem o mesmo modelo da base da torre, para embutir as fixações e proporcionar um acabamento perfeito.

 

A fixação das torres e componentes de um guarda-corpo em varanda pode ser feita de forma mecânica, mas comumente chumbando a peça na alvenaria, ou por fixação química, cada caso tendo suas variedades, alinhados aos requisitos das normas.

 

Para a fixação da torre com o vidro, o mercado hoje oferece opções sem furação no vidro, como as torres de encaixe, que possuem sistemas avançados que garantem uma fixação segura sem a furação mecânica.

 

A fixação de um guarda-corpo em varanda também pode ser feita, no lugar da coluna, por botões. Os bottons dão um visual mais clean quando a ideia não é destacar tanto as ferragens, deixando o vidro aparecer mais para ressaltar sua transparência. Podem também ser redondos ou quadrados e o aço inox é o mais recomendado.

 

 

Para total transparência existem ainda os perfis embutidos, que fixam com a mesma segurança guarda-corpo em varanda com vidro, mas criam a ilusão de que não existe nenhum sistema ou ferragem, que, juntamente com a transparência do vidro, dão a sensação de não haver a proteção.

 

 

Uma outra variação para guarda-corpo de vidro em varanda é o spider, que pode ser aliado aos sistemas de coluna para garantir maior fixação (torre com spider). Os spiders têm duas, três ou quatro pontas, e cada ponta tem um visual semelhante ao botton. 


Comentários