Corrimão de aço inox traz beleza e durabilidade


 

O corrimão é item um indispensável em escadas e rampas, pois proporciona apoio, segurança, equilíbrio e conforto nos movimentos de subida e descida. Sua instalação nem sempre é obrigatória, mas sua importância é evidente, especialmente para apoio de crianças, grávidas, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

 

Além do aspecto funcional, o corrimão também agrega design à decoração do ambiente, podendo inclusive ser o destaque do projeto arquitetônico de uma escada. Se bem planejado, o corrimão pode deixar de ser um mero coadjuvante para se tornar protagonista da decoração.

 

Os modelos mais comuns são os mais simples de linhas retas, mas a variação de tubos e conexões oferecidas pelo mercado dão flexibilidade para a criação dos projetistas. Os corrimãos podem ser feitos de diversos tipos de materiais, como madeira, corda, ferro, alumínio e outros tipos de metais. O mais nobre deles é o aço inox.

 

Os modelos de corrimão de inox também vem ganhando cada vez mais espaço por ser um componente seguro, que traz sofisticação ao ambiente, um estilo moderno e de fácil combinação, por ser um elemento minimalista e neutro. O corrimão de aço inox pode ser polido, um acabamento liso e brilhante, ou escovado, com acabamento fosco com pequenas rugosidades, que acaba sendo mais neutro no ambiente.

 

É um elemento também de fácil limpeza e boa durabilidade. rrimão de aço inox é prático e fácil de de limpar. Além disso, possui grande durabilidade e requer pouquíssima manutenção, e une estética  e segurança, se adaptando a praticamente todos os estilos arquitetônicos e de decoração. Para áreas externas o mais indicado são os corrimãos de aço inox que não oxida e resiste às intempéries e à umidade e chuvas.

 

O corrimão de aço inox também é indicado para áreas internas, mostrando sua versatilidade. Um tipo muito comum de corrimão de aço inox é aquele mais clean, que com apenas um tubo e com o vão preenchido com chapas de vidro, proporcionando ainda mais leveza. O corrimão de vidro permite uma maior integração entre os ambientes e exprime uma ideia de modernidade.

 

corrimão de aço inox com guarda corpo de vidro

 

Aço inox

 

O aço inox é uma liga metálica conhecida pela sua alta resistência aos processos de oxidação e corrosão, evitando assim a ferrugem nos produtos feitos deste material. São utilizados para corrimãos e ferragens, normalmente, o aço inox 304 ou o aço inox 316.

 

O aço inox 304 em sua composição química possui carbono (0,08% máx), silício (0,75% máx), magnésio (2,00% máx), cromo (19,00% máx), níquel (9,00%), fósforo (0,045% máx), enxofre (0,030% máx) e outros componentes (N-O, 10% máx).

 

O aço inox 316 tem uma resistência à corrosão ainda mais elevada e recomendado para áreas litorâneas, onde os produtos ficam muito sujeitos à oxidação. O aço 316 resiste à oxidação até 875ºC. Já a resistência à corrosão acontece até a temperatura de 300ºC. Isso porque a presença do molibdênio na composição deixa-o mais resistente.

 

tubos de aço inox 316

 

Instalação correta

Para que suas funções sejam garantidas, o corrimão precisa ser instalado da maneira correta por um profissional especializado. É fundamental, para garantir sua segurança, que seja instalado da maneira correta, seguindo as normas normas de instalação vigentes.

 

De acordo com a norma NBR 9077, é recomendada a altura entre 80cm e 92cm para o corrimão, com uma distância de 4cm da parece para que caibam confortavelmente os dedos de cada usuário. É necessário também, para que haja apoio em todo o percurso, que o corrimão comece antes da escada e termine 30 cm após o último degrau.

 

Locais com acessibilidade costumam ter duas alturas de corrimão, um a 70cm do solo e o outro a 92cm, que é o máximo recomendado. Em escadas com  largura superior a 2,40m deve ser instalado um corrimão intermediário entre as suas extremidades. A norma ainda sugere o diâmetro para o corrimão de 3,8cm a 6,5cm , e de 3cm e 4,5cm para corrimão de acessibilidade.

 


Comentários