Conheça os EPIs indispensáveis para vidraceiros


O trabalho do vidraceiro envolve alguns riscos que podem e devem ser evitados por meio do uso dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual): estes itens são utilizados para evitar acidentes como cortes e quedas, ou ao menos evitar maiores danos decorrentes desses eventos.

A norma técnica ABNT NBR 7199 - Vidros na Construção Civil descreve quais equipamentos devem ser utilizados para garantir a integridade do profissional, bem como as especificações que cada um deles deve conter para um uso eficaz.

 

Confira a seguir quais EPI’s não podem faltar durante as instalações:

 

Óculos

Os óculos evitam o contato de lascas de vidro e outros materiais na região dos olhos que podem ocorrer durante momentos como o corte do vidro. Alguns modelos também oferecem proteção contra os raios UV de lâmpadas especiais utilizadas para a secagem de colas. 

 

Protetor Auricular

Protetores auriculares devem ser utilizados em situações com alto ruído para evitar danos na audição. A NR-15, norma regulamentadora para atividades e operações insalubres, recomenda tolerância mínima de 8 horas com 85 decibéis e máxima de 7 minutos com 115 decibéis.

 

Luvas e mangotes

É importante que as luvas e as mangas fiquem firmes no lugar e não deixem nenhuma folga entre as mãos e os braços. Estes equipamentos protegem o profissional de cortes e queimaduras e devem ser utilizados durante a maior parte dos trabalhos.

 

Avental 

Servem para proteger a parte da frente do corpo do vidraceiro de cortes, queimaduras e outros materiais abrasivos, assim como as luvas e mangotes. 

 

Capacete

O capacete é essencial não só para o vidraceiro, como também para todos os funcionários atuantes em uma obra. 

Além de proteger a cabeça em casos de quedas, também resguarda o indivíduo em locais onde os vidros são movimentados acima da cabeça. O equipamento deve estar sempre firme para assegurar sua eficiência.

 

Botas

É necessário que tenham biqueiras de aço, sola anti perfurante e não possuam cadarços, pois eles podem atrapalhar a função e até causar uma queda. As botas apropriadas dão mais firmeza para facilitar o trabalho e evitam machucados pela queda de materiais pesados e pontiagudos. 

 

Cinto de Segurança

Esse item é requerido para trabalhos em altura, conforme orientado na NR-35. Juntamente com os calçados apropriados, o acessório evita acidentes graves e letais que podem ser ocasionados por descuidos em locais altos (acima de 2 metros do chão) . 

 

A WR Glass disponibiliza uma série de equipamentos de segurança necessários para vidraceiros e outros profissionais do setor, clique aqui para conferir. 

A empresa preza ao máximo pela qualidade e segurança dos seus produtos, oferecendo atendimento presencial e telefônico com profissionais sempre dispostos a ajudar. Confira os nossos produtos no site e baixe o nosso catálogo completo

 


Comentários