4 dicas de gestão de vidraçarias para sobreviver à quarentena


O Brasil e o mundo tem passado por um de seus maiores desafios. O isolamento social decretado com objetivo de diminuir o avanço da Covid-trouxe danos à economia em seus diversos setores.

 

As atividades aos poucos são retomadas e mercado busca soluções para amenizar os impactos da crise que se instala. No segmento vidreiro, algumas empresas paralisaram e outras seguem a passos lentos.

 

Alguns empresários enfrentam dificuldades com essa retomada e como sobreviver neste período crítico de recuperação da atividade econômica. Por isso, selecionamos algumas dicas para auxiliar os empresários do setor vidreiro neste momento desafiador. 

 


 

1- Mantenha a divulgação dos serviços

 

O primeiro passo para sua vidraçaria vender mais é os potenciais clientes saberem que você existe. Então, divulgue sua empresa e serviços o máximo que puder, não pare somente porque a demanda está reprimida. São nestes momentos em que mais é preciso estar presente. 

 

A divulgação pode ser  off-line com o boca a boca, cartão de visita, panfletos, parcerias com arquitetos e construtores e condomínios, mas, principalmente através da internet.

 

O isolamento social ressaltou ainda mais a importância da internet e do marketing digital, pois os anúncios, pesquisas e contatos estão sendo feitos agora quase que exclusivamente à distância, e a internet é a grande aliada deste momento. 

 

Tenha um endereço virtual para sua vidraçaria, com todas as informações sobre seus serviços, fotos das obras e contatos. As redes sociais também são um ótimo meio de interação e captação de clientes, além de fidelizar quem já fechou negócio com sua vidraçaria. 

 

Por meio de redes como facebook, instagram e até whatsapp você pode divulgar fotos de obras e dicas de manutenção de instalações como box de vidro e envidraçamento de sacada, além de promoções e informações sobre funcionamento da vidraçaria e como fazer pedidos de orçamento.


 

2- Invista no contato online 


 

O contato hoje com o cliente acontece predominantemente no ambiente online. Além de trazer mais segurança, é uma forma de oferecer mais comodidade ao cliente. Apesar da instalação ser presencial, muitas dúvidas podem ser esclarecidas virtualmente e até algumas informações podem ser captadas à distância.

 

Entretanto, cuidado com o retorno neste tipo de contato. É preciso trazer bastante clareza e com máxima rapidez. Ao receber o contato de um possível cliente e principalmente um pedido de orçamento por mensagens eletrônicas, seja o mais rápido possível no retorno, a internet trouxe a necessidade de instantaneidade. 

 

Enquanto o cliente aguarda seu retorno talvez dezenas de vidraceiros concorrentes já o responderam e você perdeu a oportunidade de fazer negócio. Ao não responder ao cliente nos canais de comunicação da empresa rapidamente de nada adiantou investir em divulgação. 

 

 

3- Incentive a programação de novas instalações

 

A maior parte dos consumidores, além de estarem restringindo a circulação de pessoas dentro de suas casas, estão retendo gastos. Dessa forma, a demanda diminui e acaba ficando mais restrita à emergências. 

 

Porém, você pode estimular o agendamento de futuras instalações para quando a pandemia estiver controlada e as atividades retomarem integralmente. Uma forma de incentivar os clientes a fecharem antecipadamente é oferecer descontos.

 

Proporcione vantagens e facilidades para quem deseja fazer alguma reforma com instalações de vidro. Somente tenha bastante organização para programar estes agendamentos para não correr o risco de não dar conta de cumprir com a agenda e prazos. 

 

Crie listas de espera e calcule um prazo possível dentro dos recursos que possui. Inclua uma margem de erro para não correr o risco de decepcionar o cliente e o mantenha sempre atualizado.

 

Adiante orçamentos, tire todas dúvidas e adiante o que for possível. O cliente precisa ter a ideia de que o seu serviço é uma ótima oportunidade que deve ser aproveitada. Entretanto, o cliente não é bobo, ou seja, se sua promoção for enganosa o efeito será o inverso. 

 

4- Cuidado redobrado com a gestão do negócio

 

Corte custos possíveis e utilize sistemas de gestão para otimizar seu lucro. Agora é hora de rever seus sistemas de gestão e onde pode estar desperdiçando recursos. 

 

É essencial ter todos os seus custos e faturamento sob controle, assim como uma programação para reserva de caixa, pois quem a tinha no momento está em uma situação menos desconfortável.

 

 


Comentários